quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tatiana Leskova chega à SPCD para remontar O Quebra Nozes

Tatiana Leskova, uma das figuras mais importantes da dança no Brasil, chegou ontem à sede da São Paulo Companhia de Dança para dar início a remontagem do Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes. A estreia acontecerá no dia 29 de setembro, às 21h, em Indaiatuba e, em outubro, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Dona Tânia, como é mais conhecida, iniciou os trabalhos com a companhia, ontem, pela manhã, onde observou atentamente aos bailarinos para a escolha dos intérpretes da Fada açucarada e do Quebra Nozes, que ainda não foram escolhidos. Ela permanecerá na Capital até dia 21.

À frente do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro há anos, Dona Tânia nasceu em Paris, mas chegou pela primeira vez ao Brasil, em 1942, com a Companhia Original Ballet Russes do Coronel de Basil. Fixou residência no País em 1944. Já trabalhou em companhias na Inglaterra, Estados Unidos, França (na Ópera de Paris, convidada por Nureyev) e Países Baixos.

SOBRE O QUEBRA NOZES

Com coreografia de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901) e música de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), O Quebra Nozes foi apresentado pela primeira vez em 1892, em São Petesburgo, Na Rússia. O conto, que leva o nome de O Quebra Nozes e o Rei dos Ratos, de E.T.A. Hoffmann, conta a história de Clara, que ganha de presente de Natal do seu padrinho um boneco Quebra Nozes. Ao final da festa ela adormece junto ao boneco e sonha estar em mundos encantados, participar de batalhas e aventuras. O Grand Pas de Deux é o ponto alto no conto. A Fada Açucarada dança com o Quebra Nozes para homenagear a menina Clara, que foi visitar o Reino dos Doces.








Por Cláudia Trento, de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário