sábado, 21 de julho de 2012

Ensaiando para Belo Horizonte

Os bailarinos da SPCD ensaiaram hoje as três obras que serão apresentadas em Belo Horizonte, na semana que vem. Um dos destaques é Bachiana nº1, do coreógrafo do Grupo Corpo, Rodrigo Pederneiras, que criou a coreografia especialmente para a companhia.
Ele se inspirou nas Bachianas Brasileiras nº1, de Heitor Villla-Lobos, para montar a obra, que é dividida em três movimentos, evidencia a brasilidade, o romantismo e a paixão do nosso povo. Nessa obra, é possível reconhecer a linguagem característica desse grande coreógrafo da dança brasileira. “Na minha chegada a SPCD, passei um dia inteiro montando pequenas sequências de movimentos e observando como os bailarinos respondiam. Aprendi a encontrar um caminho entre a minha linguagem e a das companhias pelas quais passo. Bachiana nº1 tem o estilo da SPCD, mostra a qualidade de cada um dos intérpretes ao mesmo tempo que mantém certas características do meu trabalho”, comenta Pederneiras.
Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança foi bailarina do Grupo Corpo por 12 anos e trabalhou com Pederneiras. “Sou uma capixaba mineira. Morei em BH durante 14 anos, fui para lá para dançar, primeiro no palácio das Artes, depois no Grupo Compasso e no Grupo Corpo. Voltar a Belo Horizonte pela segunda vez, à frente da São Paulo Companhia de Dança, é um prazer e sobretudo um tempo de reencontro com os amigos e com essa cidade que tanto gosto. E dessa vez tem algo especial, pois apresentaremos a Bachiana nº 1 que o Rodrigo Pederneiras criou especialmente para a SPCD nesse ano”, fala Inês.
Os bailarinos apresentarão ainda Theme and Variations, de George Balanchine, balé em que o vigor técnico, a leveza, a força, habilidade nos desequilíbrios e virtuosismo dos bailarinos são necessários, e Sechs Tänze, de Jirí Kylián, que une movimento e humor. A SPCD é a primeira companhia no Brasil a dançar obra de Kylián.
É a segunda vez que a SPCD vai à Belo Horizonte. A primeira vez foi em 2009. Agora a companhia se apresenta no Sesc Palladium, nos dias 28 e 29, sábado às 20h30 e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada e podem ser comprados pelo site Ingresso.com http://migre.me/9Zemu





   


Por Cláudia Trento, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário