Memória


Série Figuras da Dança 2008, 2009, 2010: 15 documentários sobre personalidades da dança brasileira

Além da Produção e Circulação de Espetáculos e da área de Educativo e Formação de Plateia, a SPCD atua no Registro e Memória da Dança em diversos projetos.
Figuras da Dança - faz parte da proposta da Companhia de incentivar o registro e a preservação da memória da dança brasileira no país. Nele o artista revisita sua história em diálogo com interlocutores por meio de depoimentos públicos, que são gravados no Teatro Franco Zampari e são a base dos documentários, posteriormente editados com fotos e vídeos.
Canteiro de Obras - Registrar sua trajetória e potencializar a reflexão sobre os processos de criação e de produção em dança no país. Este é o objetivo de Canteiro de Obras, um documentário produzido anualmente pela São Paulo Companhia de Dança - em parceria com a TV Cultura - que conta a sua própria história.
Livros de Ensaios - No intuito de ampliar o espaço de reflexão na área da dança a SPCD lançou em parceria com a Imprensa Oficial: Primeira Estação - Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança e Sala de Ensaio - Textos sobre a São Paulo Companhia de Dança. Ambos com organização de Inês Bogéa. Os ensaios dos livros ao mesmo tempo refletem sobre particularidades da arte da São Paulo Companhia de Dança e sobre aspectos universais da arte da dança.
Saiba mais nos links.