SPCD

         

A São Paulo Companhia de Dança, criada em janeiro de 2008, pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo é uma Companhia de repertório, que abarca desde coreografias de referência da dança até coreografias inéditas criadas por diferentes artistas especificamente para o seu corpo de dança.

Foi dirigida por Iracity Cardoso e Inês Bogéa de 2008 a abril de 2011. Atualmente dirigida Inês Bogéa, a São Paulo tem a difusão da dança – produção e circulação de espetáculos – como o núcleo principal de seu trabalho. A Companhia se apresenta ao longo do ano em São Paulo, em cidades do interior do Estado, além de outras capitais brasileiras.  Já fez mais de 180 apresentações, em 35 cidades e foi vista por um público de mais de 140 mil pessoas.
Na área de registro e memória, o foco é a série de documentários Figuras da Dança na qual personalidades da dança brasileira contam sua história e Canteiro de Obras, material que revela o processo de trabalho das criações da Companhia. As duas séries são exibidas pela TV Cultura e distribuídas para bibliotecas e universidades. Em 2009 a Companhia lançou Primeira Estação – Ensaios Sobre a São Paulo Companhia de Dança, em novembro de 2010 publicou em parceria com a Imprensa Oficial, Sala de Ensaio – Textos Sobre a São Paulo Companhia de Dança e em 2011, Terceiro Sinal - Ensaios Sobre a São Paulo Companhia de Dança.

Suas atividades se completam com ações educativas e de formação de plateia como Palestra com o Professor, Espetáculos Abertos para Estudantes e Oficinas para Bailarinos. Desde seu surgimento a SPCD já lançou 27  documentários. A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas para que se possa pensar em um projeto brasileiro de dança. Foto: João Caldas.