quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Um solo para Soraya


A violinista Soraya Landim durante ensaio realizado na SPCD;
ao fundo, os bailarinos Thais de Assis e Nielson Souza

Os detalhes dos movimentos são o ponto-chave da obra Pormenores, criada pelo coreógrafo Alex Neoral para a São Paulo Companhia de Dança como parte do programa Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, com estreia marcada para os dias 12 e 13 de dezembro, às 21h, no Teatro GEO. Pormenores é uma obra intimista marcada pela intensidade dos duos, ou pas de deux, uma característica forte do trabalho de Neoral, que utilizou para a trilha sonora dois concertos para violino solo de J. S. Bach (1685-1750): Andante da Sonata nº2 e Sarabande da Partita nº1. A responsável por dar vida a estes clássicos no espetáculo é a violinista Soraya Landim, que esteve esta semana na São Paulo Companhia de Dança para acertar os últimos detalhes de sua participação.

Samuel Kavalerski e Ana Paula Camargo dançam a coreografia
Pormenores, de Alex Neoral

“É a primeira vez que executo um trabalho solo no violino em meio aos bailarinos. A linguagem é diferente e ao mesmo tempo instigante, porque estou aprendendo muito com eles e tentando fazer esta fusão do meu trabalho com a dança”, conta Soraya. “Andante da Sonata nº2 e Sarabande da Partita nº1, de Bach, são peças do repertório clássico. É interessante executá-las e, ao mesmo tempo, assistir aos bailarinos interpretando as obras barrocas num formato contemporâneo”, diverte-se.
“A intenção da coreografia é que ela toque e emocione a plateia por meio do movimento feito por dois corpos que estão unidos”, explica Neoral.  “É como se o público fosse um voyer. A entrada da música ao vivo auxiliará na transmissão dessa atmosfera mais intimista”, conclui. O convite de Soraya para participar ao vivo do espetáculo partiu de Inês Bogéa, diretora artística da SPCD, que é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. “Já conhecia o trabalho da Companhia e sabia da credibilidade de seus trabalhos. Porém, fiquei impressionada durante o processo de como cada detalhe é levado a sério. O nível da dança por meio do balé do Estado é realmente admirável”, elogia.
A violinista acerta os últimos detalhes de sua apresentação
Os ingressos para o espetáculo do Ateliê de Coreógrafos Brasileiros no Teatro GEO já estão à venda e disponíveis no site www.showcard.com.br. Além de Pormenores, de Alex Neoral, serão apresentadas também as obras Azougue, de Rui Moreira, e uma coreografia de Jomar Mesquita ainda sem nome definido. A obra Bachiana nº1, de Rodrigo Pederneiras, que estreou no 1º semestre deste ano, fecha a programação do espetáculo.
Em cena, os bailarinos Ana Paula Camargo, Nielson Souza, Samuel Kavalerski e Thais de Assis
dançam as obras de J.S. Bach para violino solo

Por Bruno Alves, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário