quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Ismael Ivo na quinta temporada do Figuras da Dança


Foto: Acervo Ismael Ivo

         O multifacetado Ismael Ivo (1955) carrega em seu currículo as funções de criador, diretor, coreógrafo e curador. Nascido em São Paulo mudou-se para Nova York em 1983 e, no mesmo ano, foi convidado para fazer parte da companhia junior do Alvin Ailey Dancer Center. No ano seguinte, tomou o rumo da Europa, onde criou o Impuls Tanz – Vienna International Dance Festival, tornando-se anos depois o diretor do festival de dança da Bienal de Veneza. Dirigiu a Companhia de Dança do Teatro Nacional Alemão, em Weimar, de 1996 a 2000, e destaca-se como um dos grandes nomes da dança no Brasil. O Figuras da Dança com Ismael Ivo vai ao ar na madrugada deste sábado para domingo, às 2h, na TV Cultura, com direção de Inês Bogéa.
         A série, nascida em 2008 junto a São Paulo Companhia de Dança, chega à sua quinta temporada trazendo além de Lia, a trajetória de mais três personagens, entre eles Marilene Martins, Edson Claro e Ismael Ivo. “Com as séries podemos construir um mapa da dança no Brasil e, ao mesmo tempo, revelar histórias sobre personagens emblemáticos dessa arte”, pontua a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa. “Desde 2008 já produzimos 21 documentários e as exibições na TV Cultura nos proporcionam dividir essas histórias com o público”, conclui. 


Um olhar sobre a Bahia        

Foto: Silvio Robatto

         A paulistana Lia Robatto lançou um olhar diferente para a Bahia quando escolheu Salvador como habitat para exercer seu ofício e levar sua arte, à princípio, como assistente de Yanka Rudzka (1916-2008) na UFBA (Universidade Federal da Bahia), onde também atuou como professora e bailarina. Formada pela Escola Municipal de Bailado, Lia criou grupos e incentivou movimentos que ajudaram no desenvolvimento da dança local, como o GED (Grupo Experimental de Dança) e a Escola de Iniciação Artística.
         Pela sua contribuição e ousadia artística, tornou-se integrante do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, em 2000, e, em 2012, personagem da quinta temporada da série Figuras da Dança 2012, com direção de Inês Bogéa, que exibiu na madrugada do último sábado para domingo a trajetória de vida da artista, na TV Cultura.
         “O livro, a música, as artes visuais, permanecem materialmente no tempo, o teatro por meio da sua dramaturgia. A dança, pela própria natureza que é o movimento, não dispõe desses elementos sólidos”, comenta a coreógrafa e jornalista Lia Robatto, sobre a importância da série. “É muito gratificante ser reconhecida por uma arte efêmera como a dança. Fiquei muito sensibilizada de reencontrar pessoas que colaboraram comigo dando depoimentos que me colocaram numa relevância que afetivamente me tocou muito”, emociona-se.

Por Bruno Alves, de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário