quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Movimento para ouvir

No último dia 1º de setembro, a São Paulo Companhia de Dança apresentou o primeiro espetáculo de dança com o recurso de audiodescrição para deficientes visuais, em Jundiaí, no Teatro Polytheama. A apresentação contou com a presença de Dalva de Jesus Monteiro, 45 anos, deficiente visual desde que nasceu. Emocionada com a experiência, Dalva nos presenteou com o seguinte depoimento:

"Essa é a primeira vez que participei de um espetáculo com audiodescrição. Até hoje, eu só acompanhava espetáculos imaginando, porque não consigo ver os detalhes como ela descreveu. Hoje, consegui dar forma a essas imagens, com um pouco mais de realidade. Minha cegueira é quase total, por isso só com a audiodescrição consigo acompanhar. Me transportei durante a apresentação! Gostaria de ter mais espetáculos com esse recurso na cidade. Estou maravilhada e muito feliz em ter participado. Muito feliz mesmo. Parabéns para essa Cia de dança; eu amei”.      

As apresentações da São Paulo Companhia de Dança com o recurso de audiodescrição fazem parte do Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura – uma parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, firmada com o objetivo de viabilizar a implantação de recursos de acessibilidade comunicacional em produtos culturais diversos. Até o final do ano, a Companhia apresentará nove espetáculos que contarão com o recurso.  

Por Paula Quaresma, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário