quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SPCD estreia Dois a Dois no Teatro Sérgio Cardoso

 O bailarino e coreógrafo russo Marius Petipa (1822-1910) é um dos nomes por trás das icônicas coreografias e obras, que se tornaram referência nas principais companhias de dança do globo. Entre suas mais de 60 obras, destacam-se O Lago dos Cisnes (1895), A Bela Adormecida (1890), Harlequinade (1900), O Quebra-Nozes (1892) e Dom Quixote (1869). As duas últimas, respectivamente, serviram de inspiração para a nova montagem da São Paulo Companhia de Dança, Dois a Dois, apresentada na Plataforma Internacional Estado da Dança, ontem, no Teatro Sérgio Cardoso. A ação foi organizada pela Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado de São Paulo.

Luiza Lopes e Diego de Paula em Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes | Foto: Silvia Machado

Criado por Petipa em parceria com Lev Ivanov (1834-1901), o Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes (1892) foi adaptado para a SPCD pelas mãos experientes de Tatiana Leskova, bailarina de origem russa naturalizada brasileira.  Manoel Francisco, professor e ensaiador da SPCD, assinou a remontagem do Grand Pas de Deux de Dom Quixote. Após a estreia, hoje, às 20h30, o Teatro Sérgio Cardoso cede parte dos lugares aos inscritos no programa  Espetáculo Aberto para Estudantes, destinado a escolas, professores e ONG´s com o objetivo de aproximar o público jovem com o universo da dança.

Norton Fantinel e Paula Penachio em Grand Pas de Deux de Dom Quixote | Foto: Mário Veloso

Além das coreografias de Petipa, a SPCD levou ao palco do Sérgio Cardoso mais duas coreografias de seu repertório: Gnawa, de Nacho Duato; e Supernova, de Marco Goecke. A primeira é ambientada num contexto ritualístico e envolvente marcada pela movimentação dos corpos em cena. A segunda apresenta contrastes: vida e morte, claro e escuro e tem como base para a interpretação e movimentação dos bailarinos em cena as supernovas – estrelas que morrem e continuam brilhando no espaço.

Cena de Gnawa | Foto: João Caldas

Na estreia da SPCD na Plataforma Internacional de Dança, além de Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança, estiveram por lá Marcelo Araújo, Secretário de Estado da Cultura; Linamara Battistella, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cássia Navas, curadora da Plataforma Internacional de Dança.

Cena de Supernova | Foto: Wilian Aguiar

Por Bruno Alves, de São Paulo

Um comentário:

  1. Eu estive lá na noite da estréia e posso dizer que foi um dos momentos mais lindos da dança que já presenciei...
    O pas de deux "O Quebra-Nozes" foi o que mais me emocionou, talvez por essa ter sido a primeira obra completa que assisti e por causa dela, me tornei essa apaixonada por dança que sou hoje!!!

    Parabéns a todos pelo belíssimo espetáculo!!!

    ResponderExcluir