quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Arte para todos



Cena de Dois a Dois

Luiza Lopes, Thamiris Prata, Norton Fantinel, Diego de Paula e Yoshi Suzuki, bailarinos da São Paulo Companhia de Dança, interpretaram os papéis referentes às coreografias Dois a Dois (Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes, assinado por Marius Petipa e Lev Ivanov; e Grand Pas de Deux de Dom Quixote, de Petipa) e Ballet 101, Eric Gauthier, no CEU Sapopemba, em São Paulo, na última terça-feira, 23. A plateia formada pelos alunos do CEU, Vocacional da Dança e Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) também assistiu a exibição do vídeo Vida de Bailarino, que revela a trajetória de alguns bailarinos da Companhia. Após o espetáculo, a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa, acompanhada dos bailarinos, fez um bate-papo com plateia.

Luiza Lopes e Diego de Paula em cena de
 Dois a Dois (Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes)
Não é de hoje que a SPCD desenvolve um trabalho com o intuito de promover um diálogo entre este público e a arte por meio de seus programas educativos e de formação de plateia. Se apresentar para estas comunidades tem sido um prazer e uma intensa experiência para o bailarino Yoshi Suzuki, 22, que revela sentir a energia de uma plateia mais calorosa nestes espetáculos. “Eles estão ali somente para ver um espetáculo de dança. Não vêm com nenhum olhar crítico, isso nos tranquiliza”, conta. “Sempre que nos apresentamos nos CEU´s sinto que a plateia é extremamente carinhosa. Conseguimos tocá-los com mais facilidade”, conclui Suzuki, ovacionado por conta de sua apresentação solo em Ballet 101. Sua performance rendeu muitas perguntas e  elogios da plateia durante o bate-papo. “A responsabilidade é maior quando você é solista. Na apresentação em conjunto, um se apoia no outro, eu fico mais tranquilo”, disse.


Os bailarinos Norton Fantinel e Thamiris Prata
se apresentaram juntos pela primeira vez
 
Roberto Moretto, artista orientador do Projeto Vocacional responsável pelo CEU Sapopemba, acredita que quando as pessoas entram em contato com a dança, música e outras manifestações culturais, elas se expressam de outra maneira. “O Projeto tem 11 anos. A partir dele, criamos um sub projeto chamado Vocacional Apresenta: Fórum de Ação Cultural. A ideia é trazer artistas e companhias para estes centros que apresentem, além dos espetáculos, o processo de criação”, explica Moretto. “Esta apresentação da SPCD é muito apropriada para o projeto porque ela se encaixa perfeitamente em nossa proposta”, elogia.

Plateia formada pelos alunos do CEU,
Vocacional de Dança e Cieja


Yoshi Suzuki em solo de Ballet 101
A resposta de todo o trabalho aparece no final da apresentação, quando a aceitação e satisfação do público com o espetáculo é praticamente unânime. “Eu nunca tinha visto um espetáculo de balé e achei maravilhoso. Não esperava ver uma apresentação tão bonita! Acho que é até muito para Sapopemba”, disse a dona de casa Cláudia Camargo. Moretto logo afirma: “A arte é para todos”.

Inês Bogéa, diretora da SPCD, mediou o bate-papo
acompanhada dos bailarinos da Cia




Alunos folheiam o folder infantil de Dois a Dois
Por Bruno Alves, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário