segunda-feira, 25 de junho de 2012

Estreias marcam o Espetáculo Aberto para Estudantes em Garça

Nos dias 21 e 22 de junho recebemos um público total de mais de 600 pessoas no Espetáculo Aberto para Estudantes, realizado no Teatro Miguel Monico, às 15h, em Garça. Uma plateia repleta de estudantes de Garça e região, muitos deles vindos de Marília, puderam prestigiar momentos únicos como as estreias de alguns bailarinos em alguns balés: Norton Fantinel, Bruno Veloso, Yoshi Suzuki e Aline Campos em Bachiana n°1 e Diego de Paula e Luiza Lopes no Grand Pas de Deux de Dom Quixote.

O nervosismo e expectativa tomaram conta nas coxias e camarins. Todos acompanharam em êxtase o desenrolar de Bachiana n° 1, de Rodrigo Pederneiras, Ballet 101, de Eric Gauthier e Dom Quixote, de Marius Petipa, muito bem recebidas. E cada aluno teve a sua preferência. Uns contaram que preferiram Ballet 101, outros, Bachiana nº1, e também Dom Quixote.

Luiza Lopes, a Kitri de Dom Quixote, estreante no papel em Garça, nos conta que dançar este balé é diferente, pois ele é muito diferente dos balés já dançados pela Companhia, como os de George Balanchine ou John Cranko. “É uma estreia de um Petipa, também inédito no repertório da SPCD. É a primeira vez que danço, pra companhia, um balé com história, no qual eu tenho que encarnar um personagem, que é a Kitri. E é gostoso. Acho que sou meio parecida com ela, que é meio apimentada, espivetada”, fala Luiza.

Segundo Manoel Francisco, professor/ ensaiador da SPCD, o desafio do pas de deux é você apresentar em 10 minutos o personagem, diferente do balé completo que tem três atos e que o personagem vai se revelando aos poucos. No final de semana também rolou duas oficinas: técnica de balé clássico com o professor/ensaiador Manoel Francisco e Repertório em Movimento, com Bia Hack. 

Foto: Fabiana Ikehara
Cena de Dom Quixote, de Marius Petipa

Foto: Fabiana Ikehara
Diego de Paula e Luiza Lopes, estreando o Grand Pas de deux de Dom Quixote

Por Renata Amaral, de Garça

Um comentário: