quinta-feira, 21 de junho de 2012

Expectativa e encontro em Garça

Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia

Palestras são um momento de grande expectativa para a área de Educativo e Memória da SPCD pois existe um longo processo de preparação para que ela aconteça. Isso começa com o trabalho de difusão e divulgação da atividade, prospecção de público, que é o momento em que conversamos com cada um dos interessados por meio de emails, telefonemas.... Ao fazer o convite explicamos como a atividade se realiza e também quais as particularidades do tema.  No caso de Garça, onde estamos hoje, foi Vida de Bailarino.

Quando as inscrições começam a chegar, vamos compilando os dados e fazendo uma lista de presença para que no dia e na hora da palestra possamos saber quantas pessoas vêm, quantos certificados teremos que entregar, se teremos ou não distribuição de materiais, o número de pessoas que precisam trabalhar no receptivo para que tudo aconteça da melhor forma possível.

Ontem antes da palestra a diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, deu duas entrevistas em rádios locais e convidou toda a população para estar com a gente. A palestra é um convite para todos, professores, bailarinos, aspirantes, estudantes, pois a dança é, dentre todas as artes, das que mais promove intersecções. É uma arte democrática, abrangente e que, muitas vezes, promove mudanças profundas não só no profissional que atua, mas em todos ao redor.

E foi em cima de muita expectativa e uma chuva que parecia querer manter os espectadores em suas casas que aguardávamos os inscritos na palestra. Às 19h, horário previsto para iniciar a atividade tínhamos uma plateia cheia, de mais de 80 pessoas, que queriam dividir com a gente o seu olhar.

Inês, que ministrou a palestra teve pela primeira vez acompanhantes especiais: Acaoã Castro, Ed Louzardo e Nelson Pacheco, bailarinos da SPCD, puderam compartilhar a sua Vida de Bailarino, suas trajetórias, medos e vítorias com o público presente, que recebeu como material de difusão desta arte, o DVD da palestra.

Uma curiosidade interessante é que iremos rever muitos dos presentes desta atividade em outra, que será realizada hoje e amanhã, aqui no Teatro Miguel Monico. Muitos deles voltam com seus alunos para o Espetáculo Aberto para Estudantes e também para as Oficinas para Bailarinos que acontecem no sábado: Às 10h, no palco do teatro e com a presença do professor/ensaiador Manoel Francisco, a aula será de balé clássico. E, no mesmo dia, às 11h45 a Oficina de Repertório em Movimento, com a assistente de ensaio e bailarina Beatriz Hack.

Nos dias 22 e 23, às 20h, acontece o Espetáculo Noturno, com distribuição de ingressos gratuita na administração do próprio Teatro. Não perca.

Por Renata Amaral, de Garça

Nenhum comentário:

Postar um comentário