sábado, 20 de agosto de 2011

Figuras da Dança 2011


Ana Botafogo na gravação de Figuras da Dança
Se você perdeu... agora terá que esperar até o ano que vem. A São Paulo Companhia de Dança terminou mais uma gravação da série Figuras da Dança, concebida por Inês Bogéa e Iracity Cardoso, em parceria com a Fundação Padre Anchieta. O projeto tem como objetivo principal conservar a historia da dança brasileira com depoimentos de importantes personalidades no cenário da dança nacional.
Em 2011 o Figuras da Dança homenageou duas importantes bailarinas que mostram as diferentes vertentes da dança. A primeira, Célia Gouvêa, revela o lado político e crítico da dança contemporânea. Célia se diz uma pioneira, uma mulher cheia de projetos, uma criadora. Em seu depoimento diz ‘querer fazer buracos no céu’, se referindo a sua eterna luta para a preservação e valorização da historia da dança em nosso país.
A segunda foi Ana Botafogo, ícone do balé clássico no Brasil. Ana mostra o lado romântico e belo da dança, mas conta, também, todas as dificuldades de uma bailarina brasileira na Europa e como se tornou este grande nome na dança. Neste ano, Ana comemora trinta anos como primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “O sonho da minha vida”, segundo ela.
Iracity Cardoso, Célia Gouvêa e Inês Bogéa
Os depoimentos foram gravados no Auditório Franco Zampari, nos dias 26 de
maio (Célia) e 12 de julho (Ana) e tiveram entrada gratuita. Os documentários, que tem direção de Inês Bogéa, serão veiculados pela TV Cultura em outubro. A série Figuras da Dança está na sua quarta edição e já conta com dezessete documentários.

Saiba mais sobre o projeto acessando o site da companhia

por Murilo Rocha e Silva | de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário