quinta-feira, 30 de abril de 2015

Pioneira da técnica Graham ministra aulas no 2º Ateliê

Os bailarinos do 2º Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança têm a oportunidade de participar da aula técnica de Graham ministrada por uma das pioneiras deste método no Brasil, a coreógrafa Penha Souza.
“Estou dando aula de Martha, porém, é mais o processo básico. Encontrei uma turma muito interessante aqui, então deu pra trabalhar muito bem, foi muito agradável, eles correspondem muito bem”, disse.
“É uma técnica de dança moderna vinda dos EUA, então há os precursores de Martha Graham, como Clarisse Abujamra, Ruth Rachou e eu. Fomos as primeiras pessoas que trouxeram a técnica”, afirmou Penha.
Bailarina, coreógrafa e professora, Martha Graham (1894-1991) foi um dos grandes nomes da dança moderna norte-americana. O método Graham que criou cria uma profunda relação entre a respiração e o movimento, e dá ênfase ao contato com o chão. Outro foco essencial do método é o centro do corpo como principal fonte de trabalho. Martha acreditava ser a origem da vida, e que as emoções, os sentimentos e os movimentos são vistos primeiro nessa região central de equilíbrio.
Penha Souza, carioca criada em Bauru, em 50 anos de carreira percorreu uma trajetória única, saindo do balé clássico até chegar ao alongamento corretivo postural, método que criou a partir de aspectos da dança clássica, moderna e técnicas de yoga, RPG e pilates. Como bailarina, Penha dançou em especiais de televisão pela TV Tupi, TV Rio, Record e TV Paulista. Trouxe de Nova York a técnica de Graham e foi coreógrafa de O Cisne Negro, tendo criado o primeiro espetáculo do grupo: Pulsacion, em 1977. Ela trabalhou e contribuiu para o reconhecimento da dança como profissão no Brasil, foi membro-fundador da Associação Paulista de Profissionais da Dança (APPD), atual Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo.

Por Jéssica Souza
Para o 2º Ateliê São Paulo Companhia de Dança

Fotos: Thais Polo




Nenhum comentário:

Postar um comentário