quarta-feira, 29 de abril de 2015

Nas tendas, a história da dança

O 2º Ateliê Internacional da São Paulo Companhia de Dança traz para os alunos a experiência de vivenciar a arte por meio da educação. Simone Alcântara, formada em pedagogia pela Faculdade de Educação (USP) e doutora em história social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), ministra aula teórica de dança cênica ocidental. Por meio da dança histórica do ocidente ela aproxima os alunos para estudarem e refletirem juntos sobre a evolução e as rupturas da dança.
As aulas de dança cênica ocidental abordam o lado histórico com debates sobre as semelhanças com a dança atual. A docente aborda o olhar e conteúdo de cada aluno por meio de um jogo de imagens históricas de dança.
Simone acredita na formação do aluno enquanto artista, evidenciando que a profissionalização ainda não é tão compreendida e declara importância desse encontro. “O ateliê é maravilhoso porque trabalha com formação e educação, mexendo com arte, cultura e vida”.
Docente convidada do curso de pós-graduação em dança e consciência corporal pela Universidade Estácio, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Universidade São Caetano do Sul (USCS), Simone trabalhou durante 17 anos em uma ONG de educação infantil, e atualmente colabora em um projeto de inclusão social. Ela também faz consultoria de projetos de dança e movimento. Simone afirma a sua gratificação em fazer parte do movimento da dança atualmente, e ainda ressalta a abertura do mercado para esse lado artístico. “Essa nova geração têm mais acessibilidade para a formação de bailarino. É uma batalha, foi e sempre será, mas hoje há mais espaços”.
Por Raíssa Ciccheli
Para o 2º Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança
Fotos: Maíra Rodrigues






Nenhum comentário:

Postar um comentário