segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Bailarino não pode ter preconceito com qualquer estilo de dança

Com um jeito apaixonante, Edson Santos é 
um daqueles professores que não deixa escapar nenhum detalhe




O bailarino e coreógrafo Edson Santos: mistura de doçura e exigência
Foto: Beatriz Ferreira/ Ateliê SPCD


Pamella Cavalhieri
(Supervisão Ana Cláudia Mattos)

Especial de Campos do Jordão

“O bailarino pode ter tudo, menos preconceito com qualquer técnica, qualquer estilo de dança”, orienta o coreógrafo Edson Santos, um dos mestres da dança convidados para o 3º Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança, que aconteceu de 31 de outubro a 4 de novembro, em Campos do Jordão.

Com um jeito simples e carismático, Edson é um daqueles professores que faz questão de corrigir cada detalhe. Nos bastidores é divertido e, nas aulas, revela uma maneira toda própria de ensinar. Essa mistura de 'doçura e exigência', não poderia dar outra: coreografias deslumbrantes.

Professor e coreógrafo com ênfase em lyrical jazz e contemporary jazz, ele foi durante 13 anos bailarino assistente de coreografia da Roseli Rodrigues no Grupo Raça Cia de Dança, onde também foi coordenador de dança, assim como o Instituto Gustavo Gomes. Atualmente, ele é coreógrafo e diretor artístico da Cia. Independente de Dança de São Paulo.


Nenhum detalhe passa despercebido pelo professor
Foto: Marcos Alonso/ Ateliê Internacional

O ingresso na dança veio tardiamente, aos 18 anos de idade, quando abandonou atividades que exercia em seu dia a dia, como trabalho e universidade, onde retornou tempos depois.

Para o nosso mestre da dança, o estudante deve conhecer diversos estilos de dança, pois isso faz com que ele se aprimore a cada técnica aplicada. “A construção de um corpo inteligente e versátil”, ressalta.

Segundo ele, o evento foi uma oportunidade para os estudantes terem acesso a novos aprendizados. “A chance de se aproximar de experiências profissionais que poderão ter no futuro, de trabalhar em uma companhia profissionalmente”, diz.



As aulas de Edson Santos foram um presente para os estudantes
Foto: Beatriz Fidalgo/ Ateliê SPCD


E, para plateia, Edson Santos deixou um presente no espetáculo final: a coreografia Adeus, lindamente apresentada por estudantes do 3º Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário