quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Adeus a Edson Claro

Figura fundamental e de extrema importância na história da dança do Brasil, Edson Claro (1949-2013) faleceu deixando hoje (30 de outubro) para trás um importante legado para a produção artística no país. Formado em Educação Física pela USP (Universidade de São Paulo), buscou um novo conhecimento para a linguagem do corpo por meio da dança, com aulas na academia de Ruth Rachou. A partir disto, fundou grupos de dança em São Paulo e no Rio Grande do Norte, especificamente em Natal, cidade adotada como seu novo lar e onde também exerceu sua arte. O MDEF (Método Dança-Educação Física), criado por ele, foi um de seus mais significativos trabalhos e possibilitou o acesso à educação pela dança e o esporte, rompendo barreiras, preconceitos e revolucionando a educação física por meio da dança.

Em 2012, Edson Claro foi personagem da série Figuras da Dança da SPCD. O vídeo documentário, dirigido por Inês Bogéa, inclui depoimentos de artistas, amigos e pessoas que conviveram com ele durante sua trajetória de vida e carreira. Nos bastidores da gravação, Edson falou sobre a homenagem, revelando em suas palavras modéstia e autenticidade, marcas de sua personalidade. “Quando soube que iriam gravar um Figuras da Dança comigo fiquei muito feliz, mas confesso que não programei o que iria falar. Sei que o programa é sobre bailarinos que tiveram importância para a dança brasileira e contribuíram com uma técnica ou deixaram um legado. Minha história é longa, há muita coisa na mente para selecionar e contar depois”. 

Como criador e educador, trabalhou na Faculdade Integrada de Guarulhos e instituiu o Curso de Especialização em Método Dança Educação Física. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1990, fundou e coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu - Dança e Consciência Corporal e o Curso de Licenciatura em Dança na UFRN. Para Claro, o corpo sempre surpreende quando começa a dançar. “Para ser professor, aquele que modifica, que ajuda você a metamorfosear. Tem que ser corajoso, persistente. Tem que estudar muito e descobrir a alegria que é dançar”.

Por Bruno Alves, de São Paulo







Um comentário:

  1. E isso ele fez... com maestria! Coragem era a palavra mais usada. E fazia o corpo agir a partir do coração.

    ResponderExcluir