quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

2013: Sorrisos e movimento



Crianças no CEU Tiquatira fazem fila na entrada do teatro
                Sol, bexiga, máscaras coloridas, piscina, esconde-esconde, crianças correndo de um lado para o outro. Risadas, brincadeiras, professoras organizando filas de alunos. O local? CEU Tiquatira, na Zona Leste de São Paulo, que recebeu, hoje, 24 de janeiro, a primeira apresentação do ano da São Paulo Companhia de Dança.
“Tia, quem são eles?” pergunta um pequenino a sua professora, “Lembra daquela apresentação de dança que eu tinha falado pra vocês?”, “Aaah!”, respondem as crianças em uníssono e como se tudo novamente fizesse sentido.
Diego de Paula e Karina Moreira dançam
 Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes
                As mais de 100 crianças presentes neste espetáculo -  Espetáculo Aberto para Estudantes - receberam o folder infantil com explicações das coreografias assim que chegaram ao local. A SPCD apresentou Dois a Dois (Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes, de Marius Petipa e Lev Ivanov, e Grand Pas de Deux de Dom Quixote, de Petipa), Pas de Deux de Gnawa, de Nacho Duato, e Ballet 101, de Eric Gauthier. 
Alunos aguardam o início do espetáculo
Olhos vidrados, cochichos a mil, as crianças ficaram embasbacadas com os movimentos dos bailarinos, a música e o figurino. “Eu tenho um violino! Queria aprender a tocar essa música”, diz Maurício Donato, 13, ao ouvir Tchaikovsky durante a apresentação de O Quebra Nozes.
Norton Fantinel e Thamiris Prata apresentam o
Grand Pas de Deux de Dom Quixote
                De qual apresentação você gostou mais?  “Eu gostei da com a bailarina de vermelho!” responde Yasmin, de sete anos, se referindo a Dom Quixote. “Elas estão me pedindo para vir assistir a companhia desde o Ano Novo! A Julia, minha sobrinha, viu um cartaz da São Paulo Companhia de Dança em frente ao Theatro Municipal e desde então não para de perguntar quando iríamos a um espetáculo”, conta Edson Pereira, que levou a menina acompanhada de outras crianças.


Chegada das crianças ao teatro acompanhadas dos monitores



Yoshi Suzuki durante a coreografia de BAllet 101, de Eric GAuthier


A diretora da SPCD, Inês Bogéa, interage com os alunos do CEU


Bailarinos da SPCD posam para fotos ao lado da equipe de CEU Tiquatira


Por Carolina Correa | de São Paulo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário