terça-feira, 1 de julho de 2014

Meio de campo

No embalo da Copa do Mundo no Brasil, a São Paulo Companhia de Dança se inspirou na seleção canarinho e armou um ensaio fotográfico no estádio do Juventus, na zona leste de São Paulo, onde os bailarinos se transformaram em verdadeiros jogadores de futebol. Pelo menos no que diz respeito ao jogo de corpo, pernas, chutes, bicicletas e dribles que eles representaram para as lentes do fotógrafo André Porto, relacionando o movimento do palco com o do campo.  A mostra conta com 14 imagens e a entrada é gratuita.

“Uma partida de futebol tem um paralelo interessante com uma coreografia nas questões técnicas, de estilo e táticas, elementos fundamentais para a expressividade na dança e no futebol. No gramado, os jogadores têm grande jogo de corpo, levando a bola por caminhos impensados, driblando o adversário, criando um desenho inusitado. A bola colada no pé ganha espaço no passe para o outro jogador. O marcador que bloqueia sinuosamente dança com o outro. O que se esquiva, contorna e recebe a bola, num movimento preciso dos pés e a lança para outro que continua a jogada. O jogo tem um equilíbrio entre o ataque e a defesa, entre a paixão e a razão”, comenta a diretora da SPCD, Inês Bogéa.

Em cartaz até o dia 30 de julho, de terça a sexta, das 9h às 21h na Biblioteca São Paulo – Parque da Juventude, a exposição “Jogo de Corpo”, além das imagens do fotógrafo, permite que o espectador entre em campo e suba ao palco simultaneamente, sob o comando de Inês, que, através de seus textos reproduzidos em totens, faz o meio de campo, discutindo a relação e o diálogo entre ambas artes. 

Por Bruno Alves, de São Paulo
Crédito das imagens: André Porto





Nenhum comentário:

Postar um comentário