segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A dança em Rio Claro

Após a estreia do Grand Pas de Deux de O Cisne Negro, de Mario Galizzi sobre o original de Marius Petipa, em Recife (PE), a São Paulo Companhia de Dança iniciou seu tour pelo interior de São Paulo, em Rio Claro (SP), apresentando esta coreografia pela primeira vez no Estado. No palco, os solistas Isabela Maylart e Vinícius Vieira, interpretaram os clássicos personagens da obra pela primeira vez.

O espetáculo aconteceu no Centro Cultural Roberto Palmari no último final de semana, sexta e sábado, especificamente, com duas apresentações na sexta e uma no sábado, todos com casa cheia. Além do Grand Pas de Deux de O Cisne Negro, foram apresentadas aos rio clarenses as obras Ballet 101, de Eric Gauthier, interpretada por Yoshi Suzuki; e Gnawa de Nacho Duato. O secretário de Cultura da Cidade, Sérgio Desiderá proferiu algumas palavras antes do espetáculo, congratulando a Companhia. “É um prazer receber na nossa cidade Inês Bogéa (diretora da SPCD) e a São Paulo Companhia de Dança. Sejam bem-vindos”.

Além dos espetáculos noturnos, gratuitos, a Companhia apresentou na sexta à tarde um Espetáculo Aberto para Estudantes e Terceira Idade, que contempla o programa educativo e de formação de plateia da SPCD. A atividade contou com 574 pessoas entre crianças e idosos, que aplaudiram cada momento do espetáculo. O repertório foi o mesmo do espetáculo noturno, porém, nesta apresentação em específico, Inês Bogéa subiu ao palco para mediar algumas brincadeiras, executando os passos básicos de balé simultaneamente com as crianças, chamando algumas ao palco para interagir com os bailarinos.

No sábado pela manhã, bailarinos da cidade formaram fila no Ballet Rafaela Martins para participar da Oficina de Dança – Técnica de Balé Clássico, ministrada pelo professor ensaiador da Companhia Guivalde Almeida. Nesta atividade, além do professor transmitir um pouco da técnica de balé utilizada na Companhia, é possível conhecer a legitimidade da dança feita na cidade.

E como a SPCD está sempre em movimento, nesta semana aterrissamos na capital mineira, Belo Horizonte, para uma série de espetáculos e atividades em parceria com a Cia. Sesc de Dança. As informações estão em nosso site www.spcd.com.br. Fique ligado e acompanhe a São Paulo Companhia de Dança.

Por Bruno Alves, de São Paulo

O Scretário de Cultura de Rio Claro, Sérgio Desiderá, com Inês Bogéa e Luca Baldovino

Crianças chegando para o Espetáculo Aberto para Estudantes e Terceira Idade

As meninas do Grupo de Dança Baila Comigo

Casa cheia no Espetáculo para Estudantes

Inês Bogéa e os bailarinos Vinícius Vieira e Isabela Maylart durante interação com alunos



Banner na entrada do teatro saudando a SPCD

Fachada do Centro Cultural Roberto Palmari em Rio Claro

Teatro lotado no espetáculo noturno

O professor ensaiador Guivalde Almeida ministrou a Oficina de Balé Clássico 

A aula aconteceu no Ballet Rafaela Martins

Guivalde com os alunos durante a Oficina de Dança

Um comentário:

  1. Estive numa das apresentações noturna. Vi um belíssimo espetáculo, e recomendo a todos que , se possível, assistam que vale a pena. Parabéns a todos os bailarinos, professores, ensaiadores e pessoal da técnica ( cenário , luses, som...). Por favor, voltem mais vezes à Rio Claro! abraços a todos.

    ResponderExcluir