terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ano Novo, Novas Danças

Se os corredores andavam sem vida, na segunda-feira, começou o corre-corre. Com os bailarinos de volta e um time de novatos, as salas de ensaio da SPCD começaram a mil. Após as provas da Audição de 2014 e aquela ansiedade pela confirmação, começam o ano fazendo o que mais amam, dançando. 

Glauber Vaz
Entre os novos nomes está Glauber Vaz, que já integrou o corpo de baile de importantes companhias, como Cisne Negro Cia. de Dança e Cia. Sesc de Dança. Desde a fundação da SPCD o bailarino já desejava fazer parte dela, chegando a se inscrever em cinco audições anteriores. Glauber acredita que em cada uma delas ganhou mais experiência, encarando-as como etapas e lições que o preparariam para o momento certo. “O meu desejo em integrar a companhia era tão grande que comecei a acompanhá-la de perto, sempre estava presente em suas apresentações e outras atividades. Mesmo assim, me surpreendi quando cheguei aqui. Tenho grandes expectativas para 2014 e muita vontade de trabalhar" conta o bailarino

Renée Weinstrof
Se esta é a primeira vez para alguns, para Renée Weinstrof é um regresso. A bailarina já dançou na SPCD entre os anos 2010 e 2011. Até seu retorno, pode experimentar outros estilos de trabalho, passando pelas companhias Ballet Stagium e Cisne Negro Cia. de Dança. "Fico muito feliz de ter voltado, pois sempre admirei o trabalho da companhia. Neste meio tempo, tive oportunidade viver outras experiências artísticas. Apesar de já ter feito parte da SPCD, será uma novo aprendizado que aguardo com ansiedade” comenta Renée. Junto a eles, ingressam Andressa Ribeiro Barbosa, Carolina Coelho Pais, Fernanda Seixas Verardo dos Santos, Glauber Vaz, Igor Renato Silva, Jonas Moraes, Mariana Cortez Carossa, Renata Alencar, Ruan Martins e Tendo Pereira dos Santos.

Nielson Souza, que está na companhia desde 2010 e, em 2013, teve a oportunidade de interpretar o protagonista de Romeu e Julieta, na criação de Giovanni di Palma, adianta algumas das novidades que o público poderá conferir. “Será um novo ano de desafios. Já começamos os ensaios de La Sylphide, nosso segundo balé narrativo. E ainda teremos mais Le Spectre de La Rose e O Grand Pas de Deux de O Cisne Negro, que certamente encantará ao público” diz o bailarino.  A SPCD ainda fará uma criação internacional inédita e a remontagem de workwithinwork, de Wiliam Forsythe. “Forsythe é um dos meus coreógrafos preferidos. Já remontamos In the Middle (Somewhat Elevated) e será ótimo ter mais uma de suas obras em nosso repertório" completa Nielson. Mas não é só isso. Na terceira edição do Ateliê de Coreógrafos Brasileiros a SPCD tem estreia das criações dos jovens Rafael Gomes e Cassilene Abranches.

Geivison Moreira, que ingressou em 2013 e também esteve nos palcos em Romeu e Julieta, como Teobaldo, faz um balanço do ano passado, o que o leva a apostar no crescimento da companhia. "Em 2013 foi impressionante. Tivemos uma diversidade de coreografias, viagens, isso só faz com a companhia cresça ainda mais. Essa característica da SPCD de misturar clássico, contemporâneo e moderno é um diferencial. Este ano temos a remontagem de importantes clássicos, e seguimos com o nosso repertório. Certamente em 2014 a SPCD chegará mais longe" comenta Geivison.

A SPCD tem muito trabalho pela frente. Afinal, a companhia prepara para 2014 estreias de coreografias, Ateliê de Coreógrafos, viagens à cidades do interior de São Paulo, capitais brasileiras e por países como Alemanha, Áustria, Chile, Itália e Israel.

Por Thiago Augusto, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário