quinta-feira, 28 de março de 2013

Plateia fiel


O 1º trimestre da São Paulo Companhia de Dança foi marcado por uma temporada de apresentações pelo litoral paulistano. Ao todo, foram quatro cidades contempladas com espetáculos da Companhia paralelos às atividades educativas e de formação de plateia. A incrível receptividade nas cidades deu o tom das apresentações, ricas em aplausos, com casa cheia. Em Praia Grande, o Teatro Serafim Gonzales do Palácio das Artes, PDA para os nativos, não deixou a desejar. Só no Espetáculo Aberto para Estudantes, primeira apresentação da Companhia na cidade, foram 520 crianças ocupando o espaço com capacidade para 510 lugares. Foram colocadas cadeiras extras.
Inês Bogéa, diretora da SPCD, durante interação com
 crianças no Espetáculo para  Estudantes
Cena de Gnawa, de Nacho Duato
Marcela Benvegnu, coordenadora de Educativo, Memória e
Comunicação da SPCD, ministrou  o Bate-papo com a SPCD
Bailarina e assistente de ensaio, Beatriz Hack ensinou trechos de
obras da SPCD na oficina de Repertório em Movimento
Às 15h, a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa, subiu ao palco para dar início a atividade com a obra Grand Pas de Deux de Dom Quixote, de Marius Petipa, (1818-1910) dançado por Artemis Bastos e Geivison Moreira. Após, foi a vez dos românticos e intensos casais de Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita, com colaoração de Rodrigo de Castro, darem o ar de sua graça no palco sensibilizando as crianças e os professores.

Bailarinas durante a Oficina de
Técnica de Balé Clássico
Por fim, o mix dos quatro elementos utilizados para retratar a relação do ser humano com o universo e que caracterizam a obra Gnawa, do espanhol Nacho Duato, foram representadas na música e por uma sucessão de rápidos e sincronizados movimentos que surpreenderam o público. As três obras foram apresentadas também nos espetáculos noturnos acrescido do pas de deux de Bachiana nº 1, de Rodrigo Pederneiras, interpretada pelos bailarinos Karina Moreira e André Grippi.

Para expandir a atuação da SPCD no município, algumas atividades educativas aconteceram em locais fora do PDA. O Bate-papo com a SPCD, por exemplo, foi realizado na Biblioteca Porto do Saber e contou com a presença de, aproximadamente, 50 pessoas. O encontro foi ministrado pela coordenadora do Educativo, Memória e Comunicação da São Paulo, Marcela Benvegnu, que conversou com os bailarinos, professores e entusiastas da dança sobre a Vida de Bailarino. Na ocasião, foi exibido um vídeo documentário sobre a rotina e história de vida dos artistas da Companhia.




Ao todo, 520 crianças passaram pelo PDA
para assistir ao espetáculo
Ed Louzardo e Ammanda Rosa durante pas de deux de Gnawa

Boris Storojkov ministrou a Oficina de Técnica de Balé Clássico
Crianças e bailarinos tiram dúvidas sobre a
Companhia no Bate-papo com a SPCD
Por fim, a forte chuva não foi suficiente para prender os bailarinos nativos dentro de casa na manhã de sábado, data em que as atividades educativas foram encerradas com as Oficinas de Dança – Técnica em Balé Clássico e Repertório em Movimento, que ocorreram na Especial Academia de Ballet Aracy de Almeida. A primeira oficina, ministrada pelo mestre russo Boris Storojkov, deus aos bailarinos boas noções de técnica de balé clássico e os deixou aquecidos para a aula de Repertório, ministrada pela bailarina e assistente de ensaio, Beatriz Hack, onde aprenderam trechos das coreografias do repertório da SPCD. 

Plateia posa para foto antes do espetáculo
Bate-papo no hall do PDA

Programas de sala da SPCD
Michelle Molina e Phelippe Camarotto em Mamihlapinatapai
Cena de Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita, com
colaboração de Rodrigo de Castro
Gnawa foi a última coreografia apresentada na noite
Bailarinos foram ovacionados pela plateia após a performance
Bailarinas aprendem as técnicas de balé do professor Boris
Bia Hack orienta os dançarinos na oficina de Repertório
Participantes assistiram ao vídeo Vida de Bailarino, durante o
Bate-papo ministrado por Marcela Benvegnu
Crianças no hall do PDA aguardam para assistir a apresentação
Teatro Serafim Gonzales, do PDA, lotado no Espetáculo para Estudantes
Bia Hack, José Ricardo Tomaselli e Inês Bogéa
durante interação com os alunos
Movimento das crianças no palco do PDA

Por Bruno Alves, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário