O 1º trimestre da São Paulo Companhia de Dança foi marcado
por uma temporada de apresentações pelo litoral paulistano. Ao todo, foram
quatro cidades contempladas com espetáculos da Companhia paralelos às
atividades educativas e de formação de plateia. A incrível receptividade nas
cidades deu o tom das apresentações, ricas em aplausos, com casa cheia. Em
Praia Grande, o Teatro Serafim Gonzales do Palácio das Artes, PDA para os
nativos, não deixou a desejar. Só no Espetáculo Aberto para Estudantes,
primeira apresentação da Companhia na cidade, foram 520 crianças ocupando o
espaço com capacidade para 510 lugares. Foram colocadas cadeiras extras.
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Inês Bogéa, diretora da SPCD, durante interação com
crianças no Espetáculo para Estudantes |
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Cena de Gnawa, de Nacho Duato |
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Marcela Benvegnu, coordenadora de Educativo, Memória e
Comunicação da SPCD, ministrou o Bate-papo com a SPCD |
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Bailarina e assistente de ensaio, Beatriz Hack ensinou trechos de
obras da SPCD na oficina de Repertório em Movimento |
Às 15h, a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa, subiu ao
palco para dar início a atividade com a obra Grand Pas de Deux de Dom
Quixote, de Marius Petipa, (1818-1910) dançado por Artemis Bastos e
Geivison Moreira. Após, foi a vez dos românticos e intensos casais de Mamihlapinatapai,
de Jomar Mesquita, com colaoração de Rodrigo de Castro, darem o ar de sua graça
no palco sensibilizando as crianças e os professores.
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Bailarinas durante a Oficina de
Técnica de Balé Clássico |
Por fim, o mix dos quatro elementos utilizados para
retratar a relação do ser humano com o universo e que caracterizam a obra Gnawa,
do espanhol Nacho Duato, foram representadas na música e por uma sucessão de
rápidos e sincronizados movimentos que surpreenderam o público. As três obras
foram apresentadas também nos espetáculos noturnos acrescido do pas de deux
de Bachiana nº 1, de Rodrigo Pederneiras,
interpretada pelos bailarinos Karina Moreira e André Grippi.
Para expandir a atuação da SPCD no município, algumas
atividades educativas aconteceram em locais fora do PDA. O Bate-papo com a
SPCD, por exemplo, foi realizado na Biblioteca Porto do Saber e contou com
a presença de, aproximadamente, 50 pessoas. O encontro foi ministrado pela
coordenadora do Educativo, Memória e Comunicação da São Paulo, Marcela
Benvegnu, que conversou com os bailarinos, professores e entusiastas da dança
sobre a Vida de Bailarino. Na ocasião, foi exibido um vídeo
documentário sobre a rotina e história de vida dos artistas da Companhia.
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Ao todo, 520 crianças passaram pelo PDA
para assistir ao espetáculo |
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Ed Louzardo e Ammanda Rosa durante pas de deux de Gnawa |
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Boris Storojkov ministrou a Oficina de Técnica de Balé Clássico |
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Crianças e bailarinos tiram dúvidas sobre a
Companhia no Bate-papo com a SPCD |
Por fim, a forte chuva não foi suficiente para prender os bailarinos nativos dentro de casa na manhã de sábado, data em que as atividades educativas foram encerradas com as Oficinas de Dança – Técnica em Balé Clássico e Repertório em Movimento, que ocorreram na Especial Academia de Ballet Aracy de Almeida. A primeira oficina, ministrada pelo mestre russo Boris Storojkov, deus aos bailarinos boas noções de técnica de balé clássico e os deixou aquecidos para a aula de Repertório, ministrada pela bailarina e assistente de ensaio, Beatriz Hack, onde aprenderam trechos das coreografias do repertório da SPCD.
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Plateia posa para foto antes do espetáculo |
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Bate-papo no hall do PDA |
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Programas de sala da SPCD |
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Michelle Molina e Phelippe Camarotto em Mamihlapinatapai |
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Cena de Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita, com
colaboração de Rodrigo de Castro |
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Gnawa foi a última coreografia apresentada na noite |
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Bailarinos foram ovacionados pela plateia após a performance |
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Bailarinas aprendem as técnicas de balé do professor Boris |
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Bia Hack orienta os dançarinos na oficina de Repertório |
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Participantes assistiram ao vídeo Vida de Bailarino, durante o
Bate-papo ministrado por Marcela Benvegnu |
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Crianças no hall do PDA aguardam para assistir a apresentação |
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Teatro Serafim Gonzales, do PDA, lotado no Espetáculo para Estudantes |
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Bia Hack, José Ricardo Tomaselli e Inês Bogéa
durante interação com os alunos |
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Movimento das crianças no palco do PDA |
Por Bruno Alves, de São Paulo
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