sábado, 1 de outubro de 2011

Emoção marca espetáculo no MA

Alunos chegando para o Espetáculo Aberto em São Luis
Apagaram-se as luzes e começou o barulho de água... Era a música de Gnawa, coreografia de Nacho Duato. E a plateia silenciou, porque o espetáculo ia começar. Não era uma plateia qualquer, foram mais de 600  estudantes, de idades variadas (entre 6 e 18 anos),  alunos de balé, amantes da arte e da dança que foram ao Teatro Arthur Azevedo, ontem, dia 30 de setembro, às 15h, para assistirem ao Espetáculo Aberto para Estudantes, da São Paulo Companhia de Dança.


A trilha sonora parecia ter sido feita para ser tocada em São Luís, que tem em sua história (e memória) a presença e participação de franceses, holandeses, portugueses e africanos, além dos nossos índios, cravada em todo o seu pilar. Os bailarinos que se apresentaram em Gnawa, entre eles Beatriz Hack, arrancaram risos e suspiros da plateia, que empolgada, batia palmas entre uma frase coreográfica e outra, entre as entradas e saídas do duo que é apresentado por Renata Bardazzi e Samuel Kavalerski.
No detalhe (lado dir.), banner do BNDES: patrocinador


Durante o pequeno intervalo, Inês Bogéa, uma das diretoras da SPCD, fez uma sensibilização com a plateia e contou com a ajuda das bailarinas Thamiris Prata e Luiza Lopes. Juntas elas criaram um movimento junto com a plateia.  


Seguiu-se então a estreia de Vitor Rocha, em Legend, coreografia de John Cranko, com a já experiente Paula Penachio. Para fechar a tarde, Supernova, *coreografia de Marco Goecke, alemão, e que tem como tema a explosão (e morte) de uma estrela. A plateia aplaudiu a coreografia em muitos momentos. Em seus comentários eles diziam como os bailarinos da SPCD eram incríveis e técnicos. 

ABERTURA - A abertura da atividade educativa foi marcada pela presença do diretor do Teatro Arthur Azevedo, Roberto Brandão; pelo coordenador do Núcleo de Arte-Educação do Teatro Arthur Azevedo, Josué da Luz e por Marlilde de Abreu, Secretária Adjunta de Cultura, do Estado do Maranhão, representado o então Secretário de Cultura, Luís Henrique de Nazaré Bulcão. Entregamos 3 kits, com DVDs, livros, programas e que serão disponibilizados na biblioteca do teatro e do núcleo de arte educação da cidade. 


Todos nos agradeceram, mas o agradecimento e o prazer foi todo nosso, de estarmos próximos de uma plateia tão entregue. Esperamos vocês nos espetáculos de hoje, às 21h.

por Renata Amaral, de São Luis | MA

Um comentário:

  1. olá. Assisti ao espetáculo aqui, em São Luís, e fiquei imoresionado com a verdadeira aula de técnica e estética presente no palco. Trabalho com iluminação cênica e parabenizo o iluminador das coreografias pela beleza e levea da luz.
    Eliomar
    heliocard@yahoo.com.br

    ResponderExcluir